Você sabe como é feita a diagramação de um livro?


E hoje, em comemoração ao Dia do Diagramador, decidimos homenagear esses profissionais tão importantes no processo de produção de um livro trazendo um pouco mais de informação sobre como funciona a diagramação! =)

Diagramação

substantivo feminino

  1. ato ou efeito de diagramar.

  • elaboração de leiaute ou esquema (de dimensões e formato iguais aos da publicação) em que aparecem devidamente calculados e representados todos os elementos (textos, legendas, fotos, ilustrações etc.) que compõem o material a ser impresso.


A diagramação ou editoração eletrônica do livro consiste em todo o processo de produção de um livro depois que o autor envia o arquivo final para a editora e antes de sua impressão.


Quando um diagramador recebe o texto original, normalmente ele vem sem nenhuma formatação. Apenas algumas indicações de onde começam os capítulos ou de onde o texto precisa de ênfase, por exemplo.


Então, a primeira coisa a se pensar é no projeto gráfico do livro: definir as margens, escolher as fontes do texto e de abertura de capítulos, escolher em que lugar vai ficar a numeração de página.


É assim que o livro começa a tomar forma. A maior preocupação do diagramador é garantir uma leitura agradável pois acredite, uma fonte mal escolhida, um espaço de entrelinha mal calculado ou até o uso excessivo de “negritos” e “itálicos” pode tornar a leitura pesada e cansativa.


Em alguns casos, como em livros técnicos e jurídicos, existe todo um padrão a ser seguido e não há a possibilidade de criar projetos muito diferentes desses padrões. Mas, em casos de livros de ficção, fantasia, romance, entre outros, o diagramador tem um pouco mais de liberdade na hora de criar o projeto podendo fazer uma abertura de capítulo mais atrativa: com ilustrações, uma fonte diferenciada e quem sabe (até mesmo) de outra cor.


É importante garantir que o projeto gráfico tenha harmonia com o tema abordado e, principalmente, com o consumidor final, no caso, nós, leitores.


Além de “dar a cara” ao livro, cabe a diagramação fazer com que o texto do autor caiba no número de páginas pré-determinado. Por exemplo, para reduzir o custo da impressão, o ideal é que o livro tenha um número de páginas que garanta melhor aproveitamento do papel, evitando o desperdício.


Os tais “cadernos” normalmente possuem 32 páginas, ou seja, o diagramador tem que fazer com que o livro termine o número de páginas em um múltiplo de 32: 96, 128, 256 páginas e assim por diante.


E se o livro deu 100 páginas? Como o diagramador resolve isso?

O diagramador consegue “perder” essas 4 páginas diminuindo um pouco a entrelinha do texto, diminuindo a margem da página ou até mesmo o espaço entre parágrafos. O inverso acontece se o diagramador precisar “ganhar” páginas.


Depois que o livro está todo diagramado, ele é enviado para a revisão. A revisão consiste em encontrar erros de ortografia, gramática e padronização do texto. Em muitos casos, o revisor consegue identificar inclusive erros de diagramação: você já leu algum livro onde a primeira linha de um parágrafo ficou em uma página e o restante em outra? Ou que uma palavra foi hifenizada incorretamente? (Dá uma certa agonia, não é mesmo?)


Depois de revisado, também cabe ao diagramador fazer o fechamento do arquivo para a impressão dentro de padrões que garantem um resultado sem erros. Esse processo dura dias, em alguns casos semanas e até meses dependendo do caso. Tudo para garantir que o livro chegue nas mãos do leitor de maneira impecável.


Pouca gente repara nesses pequenos detalhes mas a diagramação de um livro requer muito carinho, atenção e, em muitos casos, muita criatividade! Na próxima vez em que você for ler um livro, comece a olhá-lo com outros olhos. Você vai se surpreender em como a diagramação muda de um livro para outro.


Ficou alguma dúvida? Deixe ai nos comentários que poderemos falar mais sobre!


Abraços Voadores,


Cintia e Isis, do Elefante Voador.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

Encontre-nos

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle